Entre em contato conosco:
(92) 98481-6283
Segunda-Sexta 9:00 AM – 17:00 PM
ULTRAFERT – Ultrassom da Fertilidade
Objetivo: Em um único dia, investigar as principais causas de infertilidade feminina , avaliação da perviedade tubária, alterações e malformações uterinas, reserva ovariana, avaliação detalhada do útero e ovários.
Exames realizados: Histerossonossalpingografia 3D – HyCoSy
Pesquisa de Endometriose
Contagem de folículos para avaliação da reserva ovariana.
Histerossonossalpingografia 3D – HyCoSy
A histerossonossalpingografia, também chamada de HyCoSy é um exame que usa microbolhas de ar para avaliar por ultrassom transvaginal as trompas uterinas nas mulheres que estão tentando engravidar.
Além da avaliação das tubas uterinas, a histerossonossalpingografia avalia o endométrio e outras doenças da pelve.
Indicações:
Avaliação das tubas uterinas;
Avaliação de doenças endometriais, incluindo pólipo endometrial, mioma, sinequia, espessamento endometrial e câncer de endométrio;
Pesquisa de endometriose.
O exame é feito do mesmo modo que o ultrassom endovaginal convencional, com a única diferença de que a paciente passa por um preparo intestinal. O intuito dessa preparação é reduzir o conteúdo gasoso do intestino para facilitar a identificação dos focos de endometriose.
É oportuno destacar a relevância da experiência e do conhecimento técnico do profissional que realiza a ultrassonografia especializada para endometriose. Isso é importante para evitar que lesões superficiais sejam subdiagnosticadas, as quais também prejudicam a saúde da mulher, inclusive impondo riscos à fertilidade.
Contagem de folículos para avaliação da reserva ovariana
Saber qual é a reserva ovariana da mulher é fundamental para saber qual será sua possível resposta a um tratamento de estimulação ovariana.
A contagem dos folículos antrais é um dos métodos mais utilizados para avaliar a reserva ovariana e, portanto, seu potencial reprodutivo, além de ser uma ferramenta importante para predizer a resposta da paciente em tratamentos de reprodução assistida.
Durante o exame são contabilizados todos os folículos com diâmetro de 2 a 10 mm presentes nos dois ovários, sendo que é esperado que a mulher tenha de 5 a 15 desses folículos para uma boa resposta ao tratamento de estimulação ovariana.